St-Takla.org  >   Bibles  >   Portuguese-Bible

Portuguese Bible - BÍBLIA ON-LINE - Antigo Testamento

Amós

 

[Amós 1]Amós 1

TÍTULO
1. Palavras de Amós, um pastor de Técua, que teve visões a respeito de Israel, no tempo de Ozias, rei de Judá, e no tempo de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.

PORTA-VOZ DE JAVÉ
2. Ele disse: Javé ruge de Sião, de Jerusalém faz ouvir o seu grito; as pastagens dos pastores murcham, e até o pico do Carmelo seca.

I. O JULGAMENTO ESTÁ PRÓXIMO

1. JULGAMENTO DAS NAÇÕES VIZINHAS

DAMASCO
3. Assim diz Javé: Por três crimes de Damasco e pelo quarto, eu não vou perdoar: porque moeram Galaad com grade de ferro.
4. Porei fogo na casa de Hazael e queimarei os palácios de Ben-Adad;
5. arrebentarei os ferrolhos de Damasco; eliminarei os chefes de Biceat-Áven e o dono do poder em Bet-Éden; e o povo de Aram irá cativo para Quir - diz Javé.

FILISTÉIA
6. Assim diz Javé: Por três crimes de Gaza e pelo quarto, eu não vou perdoar: porque fizeram cativo um povo inteiro, para entregá-lo a Edom.
7. Porei fogo nas muralhas de Gaza e queimarei seus palácios;
8. eliminarei os chefes de Azoto e o dono do poder em Ascalon; voltarei minha mão contra Acaron, e o que sobrar dos filisteus será liquidado - diz Javé.

TIRO
9. Assim diz Javé: Por três crimes de Tiro e pelo quarto, eu não vou perdoar: porque fizeram cativo um povo inteiro para entregá-lo a Edom, sem respeitar o pacto de irmãos.
10. Porei fogo nas muralhas de Tiro e queimarei seus palácios - diz Javé.

EDOM
11. Assim diz Javé: Por três crimes de Edom e pelo quarto, eu não vou perdoar: porque perseguiram seus irmãos com a espada, sem ouvir a voz do sangue fraterno, e porque acenderam sua raiva para sempre, guardando ódio eterno.
12. Porei fogo em Temã e queimarei os palácios de Bosra - diz Javé.

AMON
13. Assim diz Javé: Por três crimes de Amon e pelo quarto, eu não vou perdoar: porque rasgaram o ventre das mulheres grávidas de Galaad, só para alargar suas fronteiras.
14. Porei fogo nas muralhas de Rabá e queimarei seus palácios, com gritos de guerra no dia da batalha, como vendaval em dia de tempestade;
15. seu rei irá para o cativeiro, junto com seus chefes - diz Javé.

[Amós 2]
Amós 2

MOAB
1. Assim diz Javé: Por três crimes de Moab e pelo quarto, eu não vou perdoar: porque eles queimaram até a cinzas os ossos do rei de Edom.
2. Porei fogo em Moab e queimarei os palácios de Cariot; Moab vai morrer em meio ao barulho, entre gritos de guerra e ao som da corneta;
3. eliminarei o juiz que aí existe e, com ele, trucidarei as suas autoridades - diz Javé.

JUDÁ
4. Assim diz Javé: Por três crimes de Judá e pelo quarto, eu não vou perdoar: porque desprezaram a lei de Javé e não guardaram os seus mandamentos, tomando um caminho no rastro das mentiras que um dia seus pais já tinham seguido.
5. Porei fogo em Judá e queimarei os palácios de Jerusalém.

2. JULGAMENTO DE ISRAEL
6. Assim diz Javé: Por três crimes de Israel e pelo quarto, eu não vou perdoar: porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sandálias;
7. pisoteiam os fracos no chão e desviam o caminho dos pobres! Pai e filho dormem com a mesma jovem, profanando assim o meu nome santo.
8. Diante de todos os altares eles se deitam sobre roupas penhoradas e no templo do seu deus bebem o vinho de juros.
9. E à frente de vocês, fui eu quem derrotou os amorreus, altos como cedros do Líbano e fortes como carvalhos: os frutos deles, eu cortei por cima, e por baixo as suas raízes.
10. Fui eu quem retirou vocês da terra do Egito e, através do deserto, guiei vocês durante quarenta anos, a fim de os tornar proprietários da terra dos amorreus.
11. Entre os filhos de vocês escolhi profetas, e entre os jovens de vocês escolhi homens consagrados. Não foi assim, ó filhos de Israel? - oráculo de Javé.
12. No entanto, vocês embriagaram os homens consagrados e taparam a boca dos profetas.
13. Pois eu vou abrir o chão debaixo de vocês, como abre o chão uma carroça carregada de feixes.
14. O mais veloz não conseguirá fugir, a força do valente de nada lhe valerá; o forte não escapará da morte,
15. o arqueiro não ficará de pé, o ligeiro das pernas não escapará, e nem mesmo o cavaleiro salvará a própria vida;
16. o mais corajoso dos guerreiros fugirá nu nesse dia! - oráculo de Javé.

[Amós 3]
II. AMEAÇAS CONTRA AS INJUSTIÇAS

Amós 3

JAVÉ PEDE CONTAS
1. Escutem bem esta palavra que Javé diz a respeito de vocês, ó filhos de Israel, e a respeito de toda família que eu tirei da terra do Egito:
2. De todas as famílias da terra, você foi a única que eu conheci; e é justamente por isso que eu vou lhe pedir contas de todos os seus pecados.

A VOCAÇÃO PROFÉTICA
3. Será que duas pessoas andam juntas, sem antes estarem de acordo?
4. Ruge o leão na floresta, sem que tenha uma presa? Solta o leãozinho seu urro no esconderijo, sem que tenha a sua caça?
5. Cai o pássaro por terra, sem que haja armadilha? Levanta-se uma rede do chão, sem que tenha pego algo?
6. Soa a trombeta na cidade, sem que a população se alarme? Vem alguma desgraça sobre a cidade, sem que Deus a tenha mandado?
7. Do mesmo modo, o Senhor Javé não faz coisa alguma sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos.
8. Ruge o leão: quem não temerá? Fala o Senhor Javé: quem não profetizará?

SAMARIA SERÁ DESTRUÍDA
9. Proclamem nos palácios de Azoto e nos palácios da terra do Egito. Digam a eles para se reunirem nas montanhas da Samaria, a fim de verem quantas desordens aí existem e quantos oprimidos há em seu meio!
10. Não sabem viver com honestidade - oráculo de Javé - aqueles que em seus palácios entesouram violência e opressão.
11. Portanto, assim diz Javé: O inimigo cercará o país, derrubará seu poder e saqueará seus palácios.
12. Assim diz Javé: Como o pastor salva da boca do leão duas patas ou um pedaço de orelha, assim se salvarão os filhos de Israel, que moram em Samaria sobre uma tábua de cama ou sobre uma coberta de damasco.

NÃO HAVERÁ REFÚGIO
13. Escutem e testemunhem contra a casa de Jacó - oráculo do Senhor Javé, Deus dos exércitos.
14. No dia em que eu pedir contas a Israel de seus crimes, pedirei contas pelo altar de Betel; as pontas do altar serão quebradas e cairão por terra.
15. Vou derrubar a casa de inverno, junto com a casa de verão. Serão destruídas as casas de marfim, desaparecerão os palácios de luxo - oráculo de Javé.

[Amós 4]
Amós 4

AS DAMAS DA SOCIEDADE
1. Escutem esta palavra, vacas de Basã, que moram no monte de Samaria: vocês que oprimem os fracos, maltratam os necessitados, e dizem a seus maridos: "Tragam algo para beber".
2. O Senhor Javé jura por sua santidade que para vocês há de chegar o dia em que serão carregadas com ganchos e seus filhos em arpões.
3. Terão que passar, uma atrás da outra, pela brecha da muralha, e para o Hermon serão levadas - oráculo de Javé.

UM CULTO QUE CONDENA
4. Dirijam-se a Betel, e pequem; vão a Guilgal, e pequem ainda mais! Ofereçam de manhã seus sacrifícios e ao terceiro dia levem seus dízimos!
5. Ofereçam pão fermentado como sacrifício de louvor e proclamem em alta voz as ofertas espontâneas! Pois é disso que vocês gostam, filhos de Israel! - Oráculo do Senhor Javé.

ADVERTÊNCIA SEM CONVERSÃO
6. Eu deixei limpos os seus dentes em todas as cidades, e de todos os lugares retirei o pão. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! Oráculo de Javé.
7. De vocês eu escondi a chuva, três meses antes da colheita; eu mandava chover numa cidade e não fazia chover na outra; numa roça eu mandava chover, e a outra, onde não chovia, secava.
8. Duas ou três cidades iam cambaleando beber água em outra cidade, e não conseguiam matar a sede. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! Oráculo de Javé.
9. Com o carvão e a ferrugem do trigo eu castiguei vocês; sequei suas hortas e vinhedos e o gafanhoto comeu suas figueiras e oliveiras. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! Oráculo de Javé.
10. Uma peste eu lhes mandei, igual às pragas do Egito; matei seus guerreiros à espada, e os cavalos foram levados pelo inimigo. Fiz subir pelas narinas de vocês o mau cheiro do acampamento. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! Oráculo de Javé.
11. Eu revirei vocês de cabeça para baixo, como Deus fez com Sodoma e Gomorra, e vocês ficaram como tição puxado do fogo. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! Oráculo de Javé.
12. Pois é assim que eu tratarei você, Israel. E porque vou tratá-lo assim, prepare-se, Israel, para encontrar-se com seu Deus!

HOMENAGEM A JAVÉ
13. Vejam: ele forma os montes e cria os ventos; manifesta seu pensamento ao homem; faz a aurora e o crepúsculo e caminha sobre as alturas da terra: seu nome é Javé, Deus dos exércitos.

[Amós 5]
Amós 5

LAMENTAÇÃO
1. Escutem esta palavra que vou pronunciar contra vocês; é uma lamentação por você, casa de Israel:
2. Caiu para nunca mais se levantar, a jovem Israel! Está prostrada no seu próprio chão, não há quem a levante!
3. Pois assim diz o Senhor Javé à casa de Israel: A cidade que punha em campo mil guerreiros, ficará apenas com cem; aquela que saía com cem, ficará apenas com dez.

PROCUREM A MIM, E VOCÊS VIVERÃO
4. Assim diz Javé à casa de Israel: Procurem a mim, e vocês viverão.
5. Não procurem Betel, não façam romarias a Guilgal, nem corram para Bersabéia. Pois Guilgal irá toda para o exílio e Betel será reduzida a nada.
6. Procurem a Javé, e vocês viverão. Senão, ele virá como um fogo sobre a casa de José e a queimará, e em Betel não haverá quem o apague.
7. Ai dos que transformam o direito em veneno e atiram a justiça por terra.

HINO AO CRIADOR
8 . É ele quem fez as Plêiades e o Órion, é ele quem transforma as trevas em aurora o dia em noite escura. Ele convoca as águas do mar para inundar a face da terra. Seu nome é Javé.
9 . É ele quem determina a invasão da fortaleza e comanda a destruição da praça forte.

O PROCESSO CONTRA A RIQUEZA
10. Eles odeiam os que defendem o justo no tribunal e têm horror de quem fala a verdade.
11. Porque esmagam o fraco, cobrando dele o imposto do trigo, eles poderão construir casas de pedras lavradas, mas nelas jamais irão morar; poderão plantar vinhas de ótima qualidade, mas do seu vinho não beberão.
12. Pois eu sei como são numerosos os seus crimes e graves os seus pecados: exploram o justo, aceitam subornos e enganam os necessitados no tribunal!
13. É por isso que nesse tempo o prudente se cala, pois o tempo é de desgraça.

CONVERTAM-SE!
14. Procurem o bem e não o mal; então vocês viverão. Quem sabe, assim - como vocês dizem - Javé, Deus dos exércitos, estará com vocês.
15. Odeiem o mal e amem o bem; restabeleçam o direito no tribunal. Quem sabe, assim, Javé, Deus dos exércitos, terá misericórdia do resto de José.

A RUÍNA ESTÁ CHEGANDO
16. Assim diz Javé, o Senhor Deus dos exércitos: Em todas as ruas haverá gemidos, em todas as vielas dirão: "Ai, ai!" Chamarão para o luto o lavrador, e para o choro aqueles que sabem lamentar.
17. Em todos os vinhedos haverá gemidos, porque eu passarei no meio de você - diz Javé.

O DIA DE JAVÉ
18. Ai dos que vivem suspirando pelo Dia de Javé! Como será para vocês o Dia de Javé? Será trevas, e não luz.
19. Será como o indivíduo que foge do leão e topa com o urso; ou como a pessoa que, entrando em casa, apóia a mão na parede e é mordido pela cobra.
20. Pois o Dia de Javé, por acaso não será trevas, ao invés de luz, escuridão sem claridade alguma?

O VERDADEIRO CULTO
21. Eu detesto e desprezo as festas de vocês; tenho horror dessas reuniões.
22. Ainda que vocês me ofereçam sacrifícios, suas ofertas não me agradarão, nem olharei para as oferendas gordas.
23. Longe de mim o barulho de seus cânticos, nem quero ouvir a música de suas liras.
24. Eu quero, isto sim, é ver brotar o direito como água e correr a justiça como riacho que não seca.
25. Vocês por acaso fizeram ofertas ou me ofereceram sacrifícios durante os quarenta anos de deserto, ó casa de Israel?
26. Vocês terão que carregar o seu próprio rei Sacut, e o ídolo Caivã, imagens de deuses que vocês fizeram para vocês próprios usarem.
27. Porque eu vou levar vocês para o exílio, para muito além de Damasco - diz Javé, que se chama Deus dos exércitos.

[Amós 6]
Amós 6

O PRIVILÉGIO VAI ACABAR
1. Ai dos que vivem tranqüilos em Sião e se sentem seguros no monte de Samaria; os nobres da primeira dentre as nações, aos quais recorre a casa de Israel!
2. Vão a Calane para ver; daí, passem à grande cidade de Emat; depois desçam a Gat dos filisteus. Será que vocês são melhores que esses reinos? E o território de vocês, será maior que o deles?
3. Aplicando o poder da violência, vocês pensam que estão afastando o dia fatal.
4. Deitam-se em camas de marfim; esparramam-se em cima de sofás, comendo cordeiros do rebanho e novilhos cevados em estábulos;
5. cantarolam ao som da lira, inventando, como Davi, instrumentos musicais;
6. bebem canecões de vinho, usam os mais caros perfumes, sem se importar com a ruína de José!
7. Por isso, vocês irão acorrentados à frente dos exilados. Acabou-se a festa dos boas-vidas.

TUDO SERÁ DESTRUÍDO
8. Oráculo de Javé, Deus dos exércitos: Jura o Senhor Javé por sua própria vida: Eu detesto o orgulho de Jacó, eu odeio seus palácios. Vou entregar a cidade inteira e tudo o que nela existe.
9. Se numa casa sobrarem dez homens, todos morrerão.
10. Pouca gente ficará para tirar da casa os cadáveres. Alguém perguntará ao outro que está no fundo da casa: "Há mais alguém aí com você?" E o outro responderá: "Acabou!" E dirá: "Silêncio!" Porque não se deve mencionar o nome de Javé.
11. Aqui está o que Javé ordena: Que se arrebente a casa grande em pedaços e a casa pequena em frangalhos.
12. No meio de pedras, podem os cavalos correr? No meio do mar, os bois podem arar? No entanto, vocês fizeram do direito um veneno, e do fruto da justiça um amargor!
13. Vocês fazem festa por causa de Lo-Dabar, e dizem: "Não foi por nossa força que conquistamos Carnaim?"
14. Pois bem, ó casa de Israel: eu vou levantar contra vocês uma nação que os esmagará desde a entrada de Emat até o riacho da Arabá - oráculo de Javé, Deus dos exércitos.

[Amós 7]
III. VISÕES

Amós 7

PRIMEIRA VISÃO: DEUS NÃO CASTIGARÁ O POVO
1. Isto me mostrou o Senhor Javé: Apareceu uma nuvem de gafanhotos pouco antes da colheita do feno, depois de cortado o feno do rei.
2. Quando iam acabar com todo o verde da terra, eu disse: "Por favor, Javé, perdoa! Jacó é tão pequeno! Como poderá resistir?"
3. Então Javé se compadeceu, e disse: "Isso não vai acontecer" - diz Javé.

SEGUNDA VISÃO: DEUS NÃO CASTIGARÁ O POVO
4. Isto me mostrou o Senhor Javé: O Senhor Javé convocava o fogo para fazer o julgamento. O fogo consumia o grande oceano e devorava as roças.
5. E eu disse: "Por favor, pára, Senhor Javé! Jacó é tão pequeno! Como poderá resistir?"
6. Javé se compadeceu, e disse: "Nem isso acontecerá" - diz Javé.

TERCEIRA VISÃO: ISTO JAVÉ NÃO VAI PERDOAR
7. Isto me mostrou o Senhor Javé: Javé estava sobre um muro e, na mão, tinha um prumo.
8. E Javé me disse: "O que é que você está vendo, Amós?" Eu respondi: "Um prumo". E ele me disse: "Vou tirar o nível do meu povo Israel. Não o perdoarei mais.
9. Serão arrasados os lugares altos de Isaac, os santuários de Israel serão destruídos, e eu empunharei a espada contra a dinastia de Jeroboão".

AMÓS É ACUSADO DE SUBVERSÃO
10. Amasias, sacerdote de Betel, mandou falar assim a Jeroboão, rei de Israel: "Amós está tramando contra Vossa Majestade, dentro do reino de Israel. O país não pode tolerar mais as suas palavras,
11. pois Amós está dizendo que Jeroboão deverá ser morto pela espada e que Israel deverá ir para o exílio, para longe do seu país".
12. Então Amasias disse a Amós: "Vidente, vá embora daqui. Retire-se para a terra de Judá. Vá ganhar a sua vida fazendo lá suas profecias.
13. Não me venha mais fazer profecias em Betel, pois isto aqui é o santuário do rei, e é templo do reino".
14. Amós respondeu a Amasias: "Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta. Eu sou criador de gado e cultivador de sicômoros.
15. Foi Javé quem me tirou de trás do rebanho, e me ordenou: 'Vá profetizar ao meu povo Israel'.
16. Pois bem, escute agora a palavra de Javé! Você está dizendo: 'Não profetize contra Israel, não despeje suas palavras contra a casa de Isaac'. Pois bem, assim diz Javé: 'A sua mulher vai se tornar a prostituta da cidade; seus filhos e suas filhas vão morrer a golpe de espada; sua terra será repartida na corda, e você mesmo irá morrer em terra estrangeira. E Israel será levado para o exílio, longe de sua terra' ".

[Amós 8]
Amós 8

QUARTA VISÃO: CHEGOU A HORA FINAL
1. Isto me mostrou o Senhor Javé: Vi uma cesta de frutas maduras.
2. E Javé me perguntou: "O que é que você está vendo, Amós?" Eu respondi: "Uma cesta de frutas maduras". Ele me disse: "Está maduro o fim para o meu povo Israel; não o perdoarei mais.
3. Nesse dia, as cantoras do santuário gemerão - oráculo do Senhor Javé. Haverá cadáveres atirados por toda a parte. Silêncio!"

O LUCRO É UM ROUBO
4. Escutem aqui, exploradores do necessitado, opressores dos pobres do país!
5. Vocês ficam maquinando: "Quando vai passar a festa da lua nova, para podermos pôr à venda o nosso trigo? Quando vai passar o sábado, para abrirmos o armazém, para diminuir as medidas, aumentar o peso e viciar a balança,
6. para comprar os fracos por dinheiro, o necessitado por um par de sandálias, e vender o refugo do trigo?"
7. Javé jura pelo orgulho de Jacó: Não posso jamais me esquecer de tudo o que essa gente faz.
8. Não é por isso que a terra treme e seus moradores todos se apavoram? Não é por isso que toda ela sobe como o rio Nilo e, como o rio do Egito, baixa novamente?

O MAIOR CASTIGO
9. Nesse dia - oráculo do Senhor Javé - eu farei o sol se esconder ao meio-dia, e em pleno dia escurecerei a terra;
10. mudarei suas festas em funeral e seus cânticos em gemidos. A todos vestirei com roupas de luto e, no lugar da cabeleira, haverá cabeça raspada. Farei disso como o luto por um filho único, e seu fim será como um dia de amargura.
11. Dias virão - oráculo do Senhor Javé - em que vou mandar a fome sobre o país: não será fome de pão, nem sede de água, e sim fome de ouvir a palavra de Javé.
12. Irão cambaleando de um mar a outro, irão sem rumo do Norte para o Oriente, à procura da palavra de Javé, e não a encontrarão.
13. Nesse dia, vão desmaiar de sede as jovens mais belas, e também os rapazes
14. que juram por Asima, deusa da Samaria, e que costumam dizer: "Viva o teu ídolo, Dã!" Ou: "Viva o teu Bem-Amado, Bersabéia!" E cairão para nunca mais se levantar!

[Amós 9]
Amós 9

QUINTA VISÃO: O CASTIGO IMPLACÁVEL
1. Eu vi Javé perto do altar. Ele me dizia: "Bata no alto das colunas para fazer tremer os umbrais. Quebre a cabeça de todos, que o resto eu matarei pela espada. Ninguém conseguirá fugir, ninguém conseguirá escapar.
2. Se eles se esconderem na mansão dos mortos, daí minha mão os arrancará; se subirem ao mais alto do céu, de lá os farei descer;
3. se conseguirem esconder-se no pico do Carmelo, aí vou procurá-los e pegá-los; se mergulharem no fundo do mar, lá mandarei o dragão para que os morda;
4. e se forem caminhando adiante do inimigo, darei ordem à espada para matá-los. Porei neles os meus olhos para o mal e não para o bem".

HINO A JAVÉ
5. Javé, Deus dos exércitos, fere a terra, ela se desmancha e todos os seus habitantes ficam de luto. Ela sobe feito o rio Nilo, de novo baixa como o rio do Egito.
6. No céu, Deus fez a sua alta morada e, por cima da terra, firmou sua abóbada. Ele é quem chama as águas do mar para inundar a face da terra. Javé é o seu nome!

DEUS CASTIGA COM JUSTIÇA
7. Por acaso, israelitas, para mim vocês são diferentes dos cuchitas? Eu não tirei Israel da terra do Egito? Mas, também não tirei os filisteus de Cáftor? E não fiz os arameus saírem de Quir?
8. Os olhos do Senhor Javé se voltam para a nação pecadora; e eu vou eliminá-la da face da terra. Mas não vou arrasar completamente a casa de Jacó - oráculo de Javé.
9. Pois eu darei ordem e sacudirei no meio de todos os povos a casa de Israel, como se abana o trigo na peneira, sem deixar que caia no chão um grãozinho sequer.
10. Morrerão pela espada todos os pecadores do meu povo, aqueles que dizem: "A desgraça não se aproximará, nunca chegará até nós".

IV. O TEMPO DA RENOVAÇÃO
11. Nesse dia, vou armar de novo a tenda de Davi que caiu. Vou tapar seus buracos, levantar suas ruínas, até reconstruí-la como era antes,
12. a fim de que possam conquistar o que sobrar de Edom e de todas as nações, sobre as quais o meu nome é invocado - oráculo de Javé, que realiza tudo isso.
13. Dias virão - oráculo de Javé - nos quais aquele que estiver arando vai encontrar-se com quem estiver colhendo, e quem estiver esmagando a uva com quem estiver semeando. As montanhas vão destilar vinho novo, que escorrerá pelas colinas.
14. Farei voltar os exilados do meu povo Israel. Eles voltarão a construir as cidades que foram destruídas, e nelas vão morar. Plantarão vinhedos e beberão seu vinho; formarão pomares e comerão suas frutas.
15. Eu vou plantá-los na sua própria terra e jamais serão novamente arrancados dessa terra, que eu mesmo lhes dei - diz Javé, o Deus de vocês.


Bible | Daily Readings | Agbeya | Books | Lyrics | Gallery | Media | Links

https://st-takla.org/Bibles/Portuguese-Bible/bible_books.php?book=35

Short URL (link):
tak.la/yaqhk46