All Coptic Links - Coptic Directory - Orthodox Church Directory The Agbeya - The Coptic Book of Prayers (English Agbiya + Arabic Agpeya) English Bible + Holy Bible in other languages - Arabic, French, Ethiopian Amharic Holy Bible, ArabicBible, Enjeel Saint Takla dot org - Main page - English Photo and Image Gallery: Jesus - Mary - Saints - St. Takla - Church - Priests - Bible - Activities - pictures and Icons.. Download and listen to Hymns - Carols - Midnight Praise (Tasbeha) - Midis - Videos - Liturgies - Masses - Sermons - Online Streaming St-Takla.org   Coptic Church Website Logo of Saint Takla Haymanot the Ethiopian Website - Alexandria - Egypt - موقع الأنبا تكلا هيمانوت FAQ - Frequently Asked Questions and Answers - Coptic and Christan Q&A - Faith, Creed, Site, Youth, Family, Holy Bible Contact Us - Address - Map - Online Support Send a free Christian and Coptic Greeting Cards to your friends موقع الكنيسة القبطية باللغة العربية - الموقع العربي StTaklaorg Site News and Updates Downloads.. Winamp Skins - Coptic fonts - Agbeya - Software - Freeware - Icons - Gallery - Mp3s Feedback - Submit URL - ideas - Suggestions.. Kids' Corner - Coloring - Songs - Games - Stories Free Coptic Books - Christian Arabic Books, Orthodox English Books  

Portuguese Bible - BÍBLIA ON-LINE - Novo Testamento

Gálatas

 

[Gálatas 1]Gálatas 1

ENDEREÇO E SAUDAÇÃO
1. Paulo, apóstolo não da parte dos homens, nem por meio de um homem, mas da parte de Jesus Cristo e de Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos.
2. Eu e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia.
3. Que a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.
4. Cristo entregou-se pelos nossos pecados para nos arrancar deste mundo mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.
5. A Deus seja dada a glória para sempre. Amém.

NÃO EXISTE OUTRO EVANGELHO
6. Estou admirado de vocês estarem abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo, para aceitarem outro evangelho.
7. Na realidade, porém, não existe outro evangelho. Há somente pessoas que estão semeando confusão entre vocês, e querem deturpar o Evangelho de Cristo.
8. Maldito aquele que anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que anunciamos, ainda que sejamos nós mesmos ou algum anjo do céu.
9. Já dissemos antes e agora repetimos: Maldito seja quem anunciar um evangelho diferente daquele que vocês receberam.
10. Por acaso é aprovação dos homens que estou procurando, ou é aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se estivesse procurando agradar aos homens, eu já não seria servo de Cristo.

PAULO ENSINA O QUE RECEBEU DE DEUS
11. Irmãos, eu declaro a vocês: o Evangelho por mim anunciado não é invenção humana.
12. E, além disso, não o recebi nem aprendi através de um homem, mas por revelação de Jesus Cristo.
13. Certamente vocês ouviram falar do que eu fazia quando estava no judaísmo. Sabem como eu perseguia com violência a Igreja de Deus e fazia de tudo para arrasá-la.
14. Eu superava no judaísmo a maior parte dos compatriotas da minha idade, e procurava seguir com todo o zelo as tradições dos meus antepassados.
15. Deus, porém, me escolheu antes de eu nascer e me chamou por sua graça. Quando ele resolveu
16. revelar em mim o seu Filho, para que eu o anunciasse entre os pagãos, não consultei a ninguém,
17. nem subi a Jerusalém para me encontrar com aqueles que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, fui para a Arábia, e depois voltei para Damasco.
18. Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Pedro, e fiquei com ele quinze dias.
19. Entretanto, não vi nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor.
20. Deus é testemunha: o que estou escrevendo a vocês não é mentira.
21. Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia,
22. de modo que as igrejas de Cristo na Judéia não me conheciam pessoalmente.
23. Elas apenas ouviam dizer: "Aquele que nos perseguia, agora está anunciando a fé que antes procurava destruir."
24. E louvavam a Deus por minha causa.

[Gálatas 2]
Gálatas 2

UNIDADE DA IGREJA E LIBERDADE CRISTÃ
1. Catorze anos depois, voltei a Jerusalém com Barnabé e levei também Tito comigo.
2. Fui lá seguindo uma revelação. Expus a eles o Evangelho que anuncio aos pagãos, mas o expus reservadamente às pessoas mais notáveis, para não me arriscar a correr ou ter corrido em vão.
3. Nem Tito, meu companheiro, que é grego, foi obrigado a circuncidar-se.
4. Nem mesmo por causa dos falsos irmãos, os intrusos que se infiltraram para espionar a liberdade que temos em Jesus Cristo, a fim de nos tornar escravos.
5. Mas para que a verdade do Evangelho continuasse firme entre vocês, em nenhum momento nos submetemos a essas pessoas.
6. No que se refere àqueles mais notáveis - pouco me importa o que eles eram então, porque Deus não faz diferença entre as pessoas - esses mesmos notáveis nada mais me impuseram.
7. Pelo contrário, viram que a mim fora confiada a evangelização dos não circuncidados, assim como a Pedro fora confiada a evangelização dos circuncidados.
8. De fato, aquele que tinha agido em Pedro para o apostolado entre os circuncidados, também tinha agido em mim a favor dos pagãos.
9. Por isso, Tiago, Pedro e João, considerados como colunas, reconheceram a graça que me fora concedida, estenderam a mão a mim e a Barnabé em sinal de comunhão: nós trabalharíamos com os pagãos, e eles com os circuncidados.
10. Eles pediram apenas que nos lembrássemos dos pobres, e isso eu tenho procurado fazer com muito cuidado.

O PERIGO DA HIPOCRISIA
11. Quando Pedro foi a Antioquia, eu o enfrentei em público, porque ele estava claramente errado.
12. De fato, antes de chegarem algumas pessoas da parte de Tiago, ele comia com os pagãos; mas, depois que chegaram, Pedro começou a evitar os pagãos e já não se misturava com eles, pois tinha medo dos circuncidados.
13. Os outros judeus também começaram a fingir com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela hipocrisia dele.
14. Quando vi que eles não estavam agindo direito, conforme a verdade do Evangelho, eu disse a Pedro, na frente de todos: "Você é judeu, mas está vivendo como os pagãos e não como os judeus. Como pode, então, obrigar os pagãos a viverem como judeus?"

JESUS CRISTO É O CENTRO DA VIDA
15. Nós somos judeus de nascimento, e não pagãos pecadores.
16. Sabemos, entretanto, que o homem não se torna justo pelas obras da Lei, mas somente pela fé em Jesus Cristo. Nós também acreditamos em Jesus Cristo, a fim de nos tornarmos justos pela fé em Cristo e não pela observância da Lei, pois com a observância da Lei ninguém se tornará justo.
17. Nós procuramos tornar-nos justos em Cristo; mas também somos pecadores como os outros. Então, será que Cristo estaria a serviço do pecado? Claro que não!
18. De fato, se eu reconstruo o que destruí, eu próprio me torno culpável.
19. Quanto a mim, foi através da Lei que eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Fui morto na cruz com Cristo.
20. Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. E esta vida que agora vivo, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
21. Portanto, não torno inútil a graça de Deus, porque, se a justiça vem através da Lei, então Cristo morreu em vão.

[Gálatas 3]
Gálatas 3

A EXPERIÊNCIA DOS GÁLATAS
1. Gálatas insensatos! Quem foi que os enfeitiçou? Vocês que tiveram diante dos próprios olhos uma descrição clara de Jesus Cristo crucificado!
2. Respondam-me somente uma coisa: foi por causa da observância da Lei que vocês receberam o Espírito, ou foi porque vocês ouviram a mensagem da fé?
3. Vocês são tão insensatos a ponto de ter começado com o Espírito e agora terminar na carne?
4. Foi em vão que fizeram tantas experiências? Se é que foi em vão!
5. Aquele que dá a vocês o Espírito e realiza milagres entre vocês, será que ele o faz por causa da observância da Lei, ou é porque vocês ouviram a mensagem da fé?

OS VERDADEIROS FILHOS DE ABRAÃO
6. Foi assim que Abraão teve fé em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.
7. Saibam, portanto, que somente aqueles que têm fé são filhos de Abraão.
8. É por isso que a Escritura, prevendo que Deus tornaria justos os pagãos através da fé, predisse a Abraão esta boa notícia: "Todas as nações serão abençoadas em você."
9. Portanto, aqueles que têm fé são os abençoados junto com Abraão, que acreditou.
10. Os que observam a Lei, porém, estão todos debaixo do peso da maldição, pois a Escritura diz: "Maldito seja todo aquele que não é fiel a todas as coisas que estão escritas no livro da Lei para serem praticadas."
11. Além disso, é evidente que ninguém pode tornar-se justo diante de Deus através da Lei, pois o justo viverá pela fé.
12. Ora, a Lei não se baseia sobre a fé, pois diz: "Quem praticar os preceitos da Lei, viverá por meio deles."
13. Cristo nos resgatou da maldição da Lei, tornando-se ele próprio maldição por nós, como diz a Escritura: "Maldito seja todo aquele que for suspenso no madeiro."
14. Isso aconteceu para que, em Jesus Cristo, a bênção de Abraão se estendesse aos pagãos e para que nós recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

A PROMESSA E A LEI
15. Irmãos, vou fazer uma comparação: ninguém pode invalidar ou modificar um testamento legitimamente feito.
16. Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz no plural: "e aos descendentes"; mas no singular: "e ao seu descendente", isto é, a Cristo.
17. O que eu quero dizer é o seguinte: Deus firmou um testamento de modo legítimo. A Lei, que veio quatrocentos e trinta anos mais tarde, não pode invalidar esse testamento, anulando assim a promessa.
18. De fato, se é através da Lei que se recebe a herança, já não é mediante a promessa. Ora, foi por meio de uma promessa que Deus concedeu sua graça a Abraão.

O PAPEL DA LEI
19. Então, por que é que foi dada a Lei? Ela foi acrescentada para mostrar as transgressões, até a chegada do descendente, em vista do qual foi feita a promessa. A Lei foi promulgada pelos anjos, e um homem serviu de intermediário.
20. Ora, esse intermediário não representa uma pessoa só, e Deus é um só.
21. Então, a Lei estará contra as promessas de Deus? Claro que não! Se tivesse sido dada uma lei capaz de comunicar a vida, então sim, realmente a justiça viria da Lei.
22. A Escritura, porém, colocou tudo sob o domínio do pecado, a fim de que a promessa fosse concedida aos que acreditam, mediante a fé em Jesus Cristo.
23. Antes que chegasse a fé, a Lei tomava conta de nós, à espera da fé que devia ser revelada.
24. A Lei, portanto, é para nós como um pedagogo que nos conduziu a Cristo, para que nos tornássemos justos mediante a fé.

A CHEGADA DA FÉ
25. Chegada a fé, já não estamos sob os cuidados de um pedagogo.
26. De fato, vocês todos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo,
27. pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo.
28. Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo.
29. E se vocês pertencem a Cristo, então vocês são de fato a descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.

[Gálatas 4]
Gálatas 4

ADULTOS EM CRISTO
1. Vou dar outro exemplo: durante todo o tempo em que o herdeiro é criança, embora seja dono de tudo, é como se fosse um escravo.
2. Até chegar a data fixada por seu pai, ele fica sob tutores e pessoas que administram seus negócios.
3. O mesmo aconteceu conosco: éramos como crianças e andávamos como escravos, submetidos aos elementos do mundo.
4. Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher, submetido à Lei
5. para resgatar aqueles que estavam submetidos à Lei, a fim de que fôssemos adotados como filhos.
6. A prova de que vocês são filhos é o fato de que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: Abba, Pai!
7. Portanto, você já não é escravo, mas filho; e se é filho, é também herdeiro por vontade de Deus.
8. No passado, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos de deuses, que na realidade não são deuses.
9. Agora, porém, vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora Deus conhece vocês. Então, como é que vocês querem voltar de novo àqueles elementos fracos e sem valor? Por que vocês querem novamente ficar escravos deles?
10. Vocês observam cuidadosamente dias, meses, estações e anos!
11. Receio que me cansei inutilmente por vocês.

APELO PESSOAL DE PAULO
12. Irmãos, peço que sejam como eu, porque eu também me tornei como vocês. Vocês não me ofenderam em nada.
13. E sabem que foi por causa de uma doença física que eu os evangelizei na primeira vez.
14. E vocês não me desprezaram nem me rejeitaram, apesar do meu físico ser para vocês uma provação. Pelo contrário, me acolheram como a um anjo de Deus ou até como a Jesus Cristo.
15. Onde está a alegria que vocês experimentaram então? Pois eu dou testemunho de que, se fosse possível, vocês teriam arrancado os próprios olhos para me dar.
16. E agora, será que me tornei inimigo, só porque lhes disse a verdade?
17. Esses homens mostram grande interesse por vocês, mas a intenção deles não é boa; o que eles querem é separar vocês de mim, para que se interessem por eles.
18. Seria bom que vocês se interessassem sempre pelo bem, e não só quando estou presente entre vocês.
19. Meus filhos, sofro novamente como dores de parto, até que Cristo esteja formado em vocês.
20. Gostaria de estar junto de vocês neste momento, e de mudar o tom da minha voz, porque não sei mais que atitude tomar com vocês.

ESCRAVIDÃO E LIBERDADE
21. Vocês que querem ficar submetidos à Lei, me digam uma coisa: será que não ouvem o que diz a Lei?
22. De fato, aí está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da mulher livre.
23. O filho da escrava nasceu de modo natural, enquanto o filho da mulher livre nasceu por causa da promessa.
24. Simbolicamente isso quer dizer o seguinte: as duas mulheres representam as duas alianças. Uma, a do monte Sinai, gera para a escravidão e é representada por Agar
25. (pois o monte Sinai está na Arábia, que é o país de Agar). E Agar corresponde à Jerusalém atual, que é escrava junto com seus filhos.
26. Mas a Jerusalém do alto é livre, e ela é a nossa mãe.
27. Porque está na Escritura: "Alegre-se, estéril, você que não dava à luz! Grite de alegria, você que não conheceu as dores do parto, porque os filhos da abandonada são mais numerosos do que os filhos daquela que tem marido".
28. Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaac.
29. Acontece agora como acontecia naquele tempo: o que nasceu de modo natural persegue aquele que nasceu segundo o Espírito.
30. Mas o que é que diz a Escritura? "Expulse as escrava e o filho dela, porque o filho da escrava não receberá a herança junto com o filho da mulher livre".
31. Portanto, irmãos, nós não somos filhos da escrava, mas da mulher livre.

[Gálatas 5]
Gálatas 5

A LIBERDADE CRISTÃ
1. Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres. Portanto, sejam firmes e não se submetam de novo ao jugo da escravidão.
2. Eu, Paulo, declaro: se vocês se fazem circuncidar, Cristo de nada adiantará para vocês.
3. E a todo homem que se faz circuncidar, eu declaro: agora está obrigado a observar toda a Lei.
4. Vocês que buscam a justiça na Lei se desligaram de Cristo e se separaram da graça.
5. Nós, de fato, aguardamos no Espírito a esperança de nos tornarmos justos mediante a fé,
6. porque, em Jesus Cristo, o que conta não é a circuncisão ou a não-circuncisão, mas a fé que age por meio do amor.
7. Vocês estavam correndo bem. Quem foi que colocou obstáculo para que vocês não obedeçam mais à verdade?
8. Tal influência não vem daquele que chama vocês.
9. Um pouco de fermento basta para levedar toda a massa!
10. Confio no Senhor que vocês estão de acordo com isso. Aquele, porém, que os perturba sofrerá condenação, seja quem for.
11. Quanto a mim, irmãos, se é verdade que ainda prego a circuncisão, por que sou perseguido? Nesse caso, o escândalo da cruz estaria anulado!
12. Tomara que aqueles que estão perturbando vocês se mutilem de uma vez por todas!

A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO
13. Irmãos, vocês foram chamados para serem livres. Que essa liberdade, porém, não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas. Pelo contrário, disponham-se a serviço uns dos outros através do amor.
14. Pois toda a Lei encontra a sua plenitude num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo".
15. Mas, se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, tomem cuidado! Vocês vão acabar destruindo-se mutuamente.
16. Por isso é que lhes digo: vivam segundo o Espírito, e assim não farão mais o que os instintos egoístas desejam.
17. Porque os instintos egoístas têm desejos que estão contra o Espírito, e o Espírito contra os instintos egoístas; os dois estão em conflito, de modo que vocês não fazem o que querem.
18. Mas, se forem conduzidos pelo Espírito, vocês não estarão mais submetidos à Lei.
19. Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem,
20. idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo,
21. inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
22. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé,
23. mansidão e domínio de si. Contra essas coisas não existe lei.
24. Os que pertencem a Cristo crucificaram os instintos egoístas junto com suas paixões e desejos.
25. Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito.
26. Não sejamos ambiciosos de glória, provocando-nos mutuamente e tendo inveja uns dos outros.

[Gálatas 6]
Gálatas 6

A LEI DE CRISTO
1. Irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, cabe a vocês, que são espirituais, corrigir com mansidão a essa pessoa. E cada um que se cuide, para não ser tentado também.
2. Carreguem os fardos uns dos outros, e assim vocês estarão cumprindo a lei de Cristo.
3. Se alguém pensa que é importante, quando de fato não o é, está enganando a si mesmo.
4. Cada um examine a sua conduta, e então achará motivo de satisfação em sua própria pessoa, e não por comparação com outros,
5. porque cada um deve levar a sua própria carga.
6. Aquele que recebe o ensinamento da palavra deve repartir todos os bens com o catequista.
7. Não se iludam, pois com Deus não se brinca: cada um colherá aquilo que tiver semeado.
8. Quem semeia nos instintos egoístas, dos instintos egoístas colherá corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
9. Não nos cansemos de fazer o bem; se não desanimarmos, quando chegar o tempo, colheremos.
10. Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, especialmente aos que pertencem à nossa família na fé.

GLORIAR-SE NA CRUZ DE CRISTO
11. Vejam com que letras grandes estou escrevendo a vocês de meu próprio punho.
12. Os que querem impor-lhes a circuncisão, são aqueles que estão preocupados em aparecer. Fazem isso para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
13. De fato, nem mesmo os próprios circuncidados observam a Lei. Eles querem que vocês se circuncidem, apenas para eles se gloriarem de ter marcado o corpo de vocês.
14. Quanto a mim, que eu não me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.
15. O que importa não é a circuncisão ou a não-circuncisão, e sim a nova criação.
16. Que a paz e a misericórdia estejam sobre todos os que seguirem esta norma, assim como sobre todo o Israel de Deus.
17. De agora em diante ninguém mais me moleste, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus.

SAUDAÇÕES FINAIS
18. Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o espírito de vocês. Amém.

Send this page to a friend

St. Takla Church - Main IndexIndex of Novo Testamento - BÍBLIA ON-LINE - Portuguese Bible (Brazil)

Like & share St-Takla.org

_


© Saint Takla Haymanout Website: Coptic Orhtodox Church - Alexandria, Egypt / URL: http://St-Takla.org / Contact us at

http://st-takla.org/Bibles/Portuguese-Bible/02-Novo-Testamento/09-galatas.html