St-Takla.org  >   Bibles  >   Portuguese-Bible  >   01-Antigo-Testamento

Portuguese Bible - BÍBLIA ON-LINE - Antigo Testamento

Sofonias

 

[Sofonias 1]Ao mestre de canto. Para instrumentos de corda.


Sofonias 1

TÍTULO
1. Palavra de Javé que foi dirigida a Sofonias, filho de Cusi, filho de Godolias, filho de Amarias, filho de Ezequias, no tempo de Josias, filho de Amon, rei de Judá.

I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ

O JULGAMENTO UNIVERSAL
2. Eu vou acabar com tudo o que existe sobre a face da terra - oráculo de Javé.
3. Acabarei com homens e animais, acabarei com as aves do céu e os peixes do mar; destruirei os ímpios. Eliminarei o ser humano da face da terra - oráculo de Javé.

PERVERSÃO RELIGIOSA
4. Estenderei minha mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém. Eliminarei desse lugar o que sobrou do deus Baal, e o nome dos seus sacerdotes com os seus ajudantes.
5. Eliminarei aqueles que se ajoelham nos terraços para adorar o exército do céu; aqueles que adoram a Javé, mas juram pelo deus Melcom;
6. aqueles que se afastam de Javé e que não procuram Javé, nem o consultam.
7. Silêncio diante do Senhor Javé, pois está próximo o Dia de Javé! Javé marcou um sacrifício e já santificou seus convidados.

CORRUPÇÃO DOS PODEROSOS
8. No dia do sacrifício de Javé, pedirei contas aos nobres e príncipes e a todos os que se vestem à moda estrangeira.
9. Nesse dia, pedirei contas a todos os que saltam a soleira da porta do Templo e enchem de violência e trapaça o Templo do seu Senhor.

OS ALICERCES DA CORRUPÇÃO
10. Nesse dia - oráculo de Javé - um clamor se levantará da porta dos Peixes, gemidos da Cidade Nova, e das colinas um grande lamento.
11. Gemam, moradores do bairro de Mactes, porque acabaram os mercadores e foram eliminados todos os cambistas.

A IDOLATRIA DO DINHEIRO
12. Nesse tempo, revistarei Jerusalém com lanternas para pedir contas àqueles que, encharcados de vinho, dizem nos seus corações: "Javé não faz o bem nem o mal".
13. Suas riquezas serão saqueadas, suas casas serão demolidas. Construíram casas, mas não habitarão nelas; plantaram videiras, mas não beberão seu vinho.

DIA DE JULGAMENTO
14. Está próximo o grandioso Dia de Javé. Está próximo e avança com grande rapidez. Ouve-se um grito: "É amargo o Dia de Javé!" Nesse dia, o valente grita de medo.
15. Será um dia de cólera, esse dia; um dia de angústia e aflição, dia de devastação e ruína, dia de trevas e escuridão, dia nublado e tenebroso,
16. dia da trombeta e do grito de guerra contra os castelos fortificados e contra as torres da muralha.
17. Atormentarei os homens, de tal modo que andem como cegos, porque pecaram contra Javé; o sangue deles se derramará como poeira e suas vísceras como esterco.
18. Nem sua prata nem seu ouro serão capazes de livrá-los. No dia da cólera de Javé, ele incendiará a terra inteira no fogo da sua indignação. Sim, ele acabará exterminando todos os habitantes da terra.

[Sofonias 2]
Sofonias 2

BUSQUEM A JAVÉ
1. Reúnam-se e recolham-se, nação sem-vergonha,
2. antes que vocês se espalhem como palha que desaparece num dia, antes que caia sobre vocês o fogo da ira de Javé, antes que caia sobre vocês o dia da ira de Javé.
3. Procurem a Javé, como todos os pobres da terra que obedecem aos seus mandamentos; procurem a justiça, procurem a pobreza. Quem sabe, assim, vocês acharão um refúgio no dia da ira de Javé.

II. JULGAMENTO SOBRE AS NAÇÕES

CONTRA OS FILISTEUS
4. Gaza será abandonada, Ascalon devastada, Azoto exilada no Sul e Acaron será arrancada.
5. Ai dos moradores da beira-mar, a nação dos cereteus! É contra vocês esta palavra de Javé: Canaã, terra dos filisteus, eu vou destruí-la, a ponto de não deixar em você um habitante sequer.
6. Você será transformada em abrigo de pastores e curral de ovelhas.
7. Essa região vai pertencer ao resto da casa de Judá. Por aí eles vão pastar e à tarde vão cochilar nas casas de Ascalon, pois Javé, o seu Deus, velará por eles e mudará a sorte deles.

CONTRA MOAB E AMON
8. Escutei as ofensas dos moabitas, os desafios dos filhos de Amon, quando insultaram o meu povo, contando grandezas de sua terra.
9. Por isso, eu juro por minha própria vida - oráculo de Javé dos exércitos, Deus de Israel - Moab será outra Sodoma, e os filhos de Amon serão outra Gomorra; serão como campo de urtigas ou poço de sal, um deserto para sempre. O resto do meu povo os há de saquear, e os sobreviventes da minha gente serão os herdeiros.
10. Esse há de ser o castigo deles pela sua soberba, pois insultaram e desprezaram o povo e Javé dos exércitos.
11. Javé se mostrará terrível contra eles, quando acabar com todos os deuses da terra. Então, as nações de todos os continentes vão adorá-lo, cada qual no seu próprio lugar.

CONTRA O EGITO E A ASSÍRIA
12. Até vocês, etíopes, serão atravessados pela minha espada.
13. Javé vai estender a sua mão contra o Norte e exterminará a Assíria. Fará de Nínive um lugar arrasado, árida como o deserto.
14. Bandos de toda espécie de animais passarão a dormir no centro da cidade; até pelicano e ouriço pousarão à noite no topo das colunas. A coruja piará na janela e o corvo na porta. O madeiramento de cedro foi arrancado.
15. Essa é a cidade alegre, que vivia em segurança, que dizia para si mesma: "Eu, e ninguém mais!" Agora se tornou lugar abandonado, esconderijo de animais. Todos os que passam perto dela, assobiam e agitam a mão.

[Sofonias 3]
III. JULGAMENTO SOBRE JERUSALÉM

Sofonias 3

CORRUPÇÃO DA CLASSE DIRIGENTE
1. Ai de Jerusalém, a rebelde, a contaminada, a cidade opressora!
2. Cidade que não escutou o chamado, que não aprendeu a lição. Ela não confiou em Javé, nem se aproximou do seu Deus.
3. Seus chefes são leões que rugem; seus juízes são lobos à tarde, que não comeram nada desde a manhã;
4. seus profetas são uns fanfarrões, mestres de traição; seus sacerdotes profanam as coisas santas e violentam a lei de Deus.
5. Mas no meio dela está Javé, que é o justo, que não pratica a injustiça. Todo dia ele dá a sua sentença; não há uma só manhã em que ele deixe de comparecer. O criminoso, porém, não reconhece a sua culpa.

JERUSALÉM NÃO APRENDEU A LIÇÃO
6. Eu destruí nações inteiras: suas torres de vigia foram arrasadas, fiz suas ruas ficarem desertas, sem nenhum transeunte. As cidades ficaram devastadas, sem ninguém, sem nenhum habitante.
7. Eu pensava: "Talvez agora ela me tema, aprenda a lição, e sua morada não pereça quando eu lhe pedir contas". Mas eles madrugavam para perverter suas ações.
8. Por isso - oráculo de Javé - esperem pelo dia em que eu me levantarei como testemunha! Pois eu decidi reunir as nações e aliar os reinos para despejar contra vocês o meu furor, todo o ardor da minha ira. A terra inteira será consumida pelo fogo do meu ciúme.

IV. PROMESSA DE RESTAURAÇÃO

OS PAGÃOS SE CONVERTERÃO
9. Vou purificar os lábios dos povos, para que todos possam invocar o nome de Javé e servir a ele de comum acordo.
10. A oferta, os meus adoradores vão trazê-la do outro lado dos rios da Etiópia.

A VERDADEIRA POBREZA
11. Nesse dia, você não precisará mais envergonhar-se das ações com que me ofendeu, porque vou tirar do seu meio seus soberbos fanfarrões, e você não se orgulhará no meu santo monte.
12. Deixarei em você um povo pobre e fraco, um resto de Israel que se refugiará no nome de Javé.
13. Não praticarão mais a injustiça, nem contarão mentiras; não se encontrará mais em suas bocas uma língua mentirosa. Eles poderão pastorear e repousar, e ninguém os incomodará.

A ALEGRIA DO PERDÃO
14. Grite de contentamento, filha de Sião! Alegre-se, Israel! Fique alegre e exulte de todo o coração, ó filha de Jerusalém!
15. Javé mudou a sentença que tinha contra você, eliminou o seu inimigo. Javé, o rei de Israel, está no meio de você. E você nunca mais verá a desgraça.
16. Nesse dia, será dito a Jerusalém: Não tenha medo, Sião! Não se acovarde!
17. Javé, o seu Deus, o valente libertador, está no meio de você. Por causa de você, ele está contente e alegre e renova o seu amor por você; está dançando de alegria por sua causa,
18. como em dias de festa.

A REUNIÃO DOS DISPERSOS Afastarei o mal, para que você não carregue mais o peso da vergonha.
19. Nesse tempo, agirei contra todos aqueles que a oprimem; salvarei os coxos e reunirei os dispersos. Darei a eles glória e fama na terra em que agora são desprezados.
20. Nesse tempo, eu vou guiar vocês; quando eu os reunir novamente, vou dar-lhes glória e fama entre todos os povos da terra, quando, bem diante dos olhares de vocês, eu trouxer de volta os cativos. Javé o disse.


Bible | Daily Readings | Agbeya | Books | Lyrics | Gallery | Media | Links

https://st-takla.org/Bibles/Portuguese-Bible/01-Antigo-Testamento/41-sofonias.html

Short URL (link):
tak.la/fxw7vd2