St-Takla.org  >   Bibles  >   Portuguese-Bible  >   01-Antigo-Testamento

Portuguese Bible - BÍBLIA ON-LINE - Antigo Testamento

Oséias

 

[Oséias 1]I. O VALOR SIMBÓLICO DE UM CASAMENTO

Oséias 1

TÍTULO
1. Palavra de Javé dirigida a Oséias, filho de Beeri, na época de Ozias, Joatão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, enquanto Jeroboão, filho de Joás, era rei de Israel.

O AMOR NÃO RETRIBUÍDO
2. Começo das palavras de Javé por intermédio de Oséias. Javé disse a Oséias: "Vá! Tome uma prostituta e filhos da prostituição, porque o país se prostituiu, afastando-se de Javé".
3. Então Oséias foi e tomou Gomer, filha de Deblaim. Ela ficou grávida e lhe deu um filho.
4. Javé disse a Oséias: "Dê-lhe o nome de Jezrael, pois logo eu pedirei contas à casa de Jeú pelo sangue de Jezrael, e destruirei o reino de Israel.
5. Nesse dia, quebrarei o arco de Israel no vale de Jezrael".
6. A mulher ficou grávida de novo e deu à luz uma menina. Javé disse a Oséias: "Dê-lhe o nome de 'Não-Compadecida', pois não terei mais compaixão da casa de Israel e não a perdoarei.
7. Eu, porém, me compadecerei da casa de Judá e a salvarei, porque sou Javé, o seu Deus. Não lhes darei a salvação, nem pelo arco, nem pela espada ou guerra, nem pelos cavalos ou cavaleiros".
8. Depois de desmamar a 'Não-Compadecida', Gomer ficou grávida de novo e deu à luz outro menino.
9. Javé disse a Oséias: "Dê-lhe o nome de 'Não-Meu-Povo', porque vocês não são mais o meu povo, e eu não existo para vocês".

[Oséias 2]
Oséias 2

SALVAÇÃO FUTURA
1. Os filhos de Israel serão tão numerosos como os grãos de areia do mar, grãos que ninguém pode medir nem calcular. E, então, onde lhes diziam: "Vocês não são o meu povo", nesse mesmo lugar serão chamados "Filhos do Deus vivo".
2. Os filhos de Judá se reunirão com os filhos de Israel, nomearão para si um só chefe e se levantarão da terra, porque será grande o dia de Jezrael.
3. Comecem a chamar seus irmãos de "Povo-Meu" e suas irmãs de "Compadecida".

O AMOR FERIDO
4. Processem a mãe de vocês, processem! Pois ela não é mais minha esposa e eu não sou mais o seu marido. Que ela tire do rosto as suas prostituições e de entre os seios o seu adultério.
5. Senão, eu a deixarei completamente nua, como no dia em que nasceu; farei dela um deserto, a transformarei em terra seca, farei que ela morra de sede.
6. Não terei compaixão de seus filhos, pois são filhos da prostituição.
7. A mãe deles se prostituiu e se desonrou aquela que os gerou. Ela dizia: "Eu vou com meus amantes; eles me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu vinho e o meu azeite".
8. Por isso, vou fechar com espinheiros o seu caminho, vou cercá-lo com uma barreira para que ela não encontre suas veredas.
9. Ela correrá atrás de seus amantes sem poder alcançá-los; vai procurá-los, mas não os encontrará. Então dirá: "Quero voltar para o meu primeiro marido; naquele tempo eu era bem mais feliz do que agora".
10. Ela não reconheceu que era eu quem lhe dava o trigo, o vinho e o azeite; quem lhe multiplicava a prata e o ouro, que eram usados para fazer um ídolo.
11. Por isso, retomarei o meu trigo e o meu vinho na época da safra; retomarei a minha lã e o meu linho que cobriam a sua nudez.
12. Porei a nu a sua vergonha ante os olhares de seus amantes. Desta vez ninguém vai arrancá-la de minhas mãos.
13. Acabarei com a sua alegria, com as suas festas e seus dias santos, com os seus sábados e com as celebrações solenes.
14. Arrasarei sua videira e sua figueira, das quais ela dizia: "Esta é a paga que recebi dos meus amantes". Vou transformá-las em matagal, e as feras darão fim a elas.
15. Pedirei contas de quando ela oferecia incenso aos ídolos, de quando se enfeitava de anel e colar para correr atrás de seus amantes e se esquecia de mim - oráculo de Javé.

UM AMOR RENOVADO
16. Agora, sou eu que vou seduzi-la, vou levá-la ao deserto e conquistar seu coração.
17. Aí eu lhe devolverei as videiras, e o Vale da Desgraça se transformará em Porta da Esperança. Aí ela vai me responder como nos dias de sua mocidade, como no dia em que saiu da terra do Egito.
18. Nesse dia - oráculo de Javé - você me chamará "Meu marido" e não mais "Meu ídolo".
19. Vou tirar de seus lábios o nome dos ídolos, e esses nomes nunca mais serão lembrados.
20. Nesse dia, farei em favor deles uma aliança com as feras, com as aves do céu e com os répteis da terra. Eliminarei da terra o arco, a espada e a guerra; e, então, vou fazê-los dormir em segurança.
21. Eu me casarei com você para sempre, me casarei com você na justiça e no direito, no amor e na ternura.
22. Eu me casarei com você na fidelidade e você conhecerá Javé.
23. Nesse dia - oráculo de Javé - eu responderei ao céu e o céu responderá à terra;
24. a terra responderá ao trigo, ao vinho e ao azeite e eles responderão a Jezrael.
25. Eu a semearei na terra, terei compaixão da 'Não-Compadecida' e direi ao 'Não-Meu-Povo': "Você é o meu povo". E ele responderá: "Meu Deus".

[Oséias 3]
Oséias 3

UM AMOR POSTO À PROVA
1. Javé me disse: "Vá de novo e ame uma mulher que ama outro homem e que é adúltera, da mesma forma como Javé ama os filhos de Israel, apesar de irem eles atrás de outros deuses que apreciam bolos de uvas passas".
2. Então eu a comprei por quinze moedas de prata e uma carga e meia de cevada,
3. e lhe disse: "Por um bom tempo você ficará em sua casa para mim, sem se prostituir, sem relação com homem nenhum, e eu farei a mesma coisa por você".
4. Porque os filhos de Israel ficarão por muito tempo sem rei e sem chefe, sem sacrifícios e sem monumentos sagrados, sem adivinhação e sem imagens de ídolos.
5. Depois, eles voltarão para procurar a Javé, o seu Deus, e Davi, o seu rei. Tremendo, voltarão, nos dias futuros, a Javé e a seus bens.

[Oséias 4]
II. PROCESSO CONTRA UM POVO ADÚLTERO

Oséias 4

CORRUPÇÃO GERAL
1. Ouçam a palavra de Javé, filhos de Israel! Javé abre um processo contra os moradores do país, pois não há mais fidelidade, nem amor, nem conhecimento de Deus no país.
2. Há juramento falso e mentira, assassínio e roubo, adultério e violência; e sangue derramado se ajunta a sangue derramado.
3. Por isso, a terra geme e seus moradores desfalecem; as feras, aves do céu e até peixes do mar estão desaparecendo.

OS SACERDOTES SÃO OS MAIORES CULPADOS
4. Embora ninguém acuse, ninguém conteste, eu levanto acusação contra você, sacerdote!
5. Você tropeça de dia, o profeta tropeça com você de noite e você faz perecer a sua própria mãe.
6. O meu povo está morrendo por falta de conhecimento. Porque você rejeita o conhecimento, eu também o rejeitarei como meu sacerdote; você esqueceu a lei do seu Deus; eu também esquecerei os filhos de você.
7. Quanto mais se multiplicaram, tanto mais pecaram contra mim; trocarei a boa fama deles pela desonra.
8. Esses sacerdotes vivem do pecado do meu povo e querem que o povo continue pecando.
9. Acontecerá a mesma coisa ao povo e ao sacerdote: vou castigar a cada um por seu mau procedimento, vou fazer cada um pagar por todos os seus atos;
10. comerão sem ficar satisfeitos, vão se dar à prostituição sem tirar nenhum proveito, pois eles abandonaram Javé para entregar-se à prostituição.

O POVO SE EXTRAVIA
11. O vinho e o licor tiram a razão.
12. O meu povo consulta um pedaço de madeira, e seu bastão lhe dá uma resposta, porque um espírito de prostituição os extravia e eles se prostituem, afastando-se do seu Deus.
13. Vivem oferecendo sacrifícios no alto dos montes, queimando incenso sobre as colinas ou debaixo de um carvalho, de um salgueiro ou de um terebinto, cuja sombra lhes agrade. Por isso, as filhas de vocês se prostituem e as suas noras cometem adultério.
14. Eu não vou castigar suas filhas por se prostituírem, nem suas noras por cometerem adultério, pois vocês mesmos andam com prostitutas e sacrificam com as prostitutas sagradas. Um povo sem entendimento caminha para a perdição.
15. Se você se faz de prostituta, ó Israel, que não caia Judá no mesmo pecado! Deixem de fazer romarias a Guilgal, não subam a Bet-Áven, não jurem pela vida de Javé.
16. Se Israel é arisco como uma novilha brava, como é que Javé irá guiá-lo como a um cordeiro em campo aberto?
17. Efraim se aliou aos ídolos,
18. e se fez acompanhar de beberrões; entregaram-se à prostituição, preferiram a desonra à dignidade.
19. Um furacão levará tudo em suas asas e eles se envergonharão de seus sacrifícios.

[Oséias 5]
Oséias 5

AS AUTORIDADES SÃO CULPADAS
1. Ouçam isto, sacerdotes; preste atenção, casa de Israel; escute, casa do rei! A sentença é contra vocês. Vocês se tornaram uma armadilha preparada em Masfa, uma rede armada sobre o Tabor,
2. e uma fossa profunda em Sitim; mas sou eu quem castigo a todos.
3. Conheço bem Efraim, e Israel não me é estranho! Efraim caiu na prostituição, e Israel se contaminou.
4. Suas ações não permitem que eles se convertam ao seu Deus. Um espírito de prostituição está dentro deles e, por isso, não conhecem a Javé.
5. O orgulho de Israel o condena; Israel e Efraim tropeçam na sua própria maldade; e também Judá acaba tropeçando com eles.
6. Irão procurar a Javé, levando carneiros e bezerros, mas não poderão encontrá-lo, porque se afastou deles.
7. Eles enganaram Javé, gerando filhos bastardos: agora um conquistador os devorará junto com seus campos.

GUERRA ENTRE IRMÃOS
8. Toquem a trombeta em Gabaá, toquem a corneta em Ramá, soem o alarma em Bet-Áven. Estão atrás de você, Benjamim!
9. Efraim será uma ruína no dia do castigo. É uma coisa certa que eu estou proclamando contra as tribos de Israel.
10. Os chefes de Judá são como aqueles que roubam terras: sobre eles eu derramo a água da minha ira.
11. Efraim é um opressor, passa por cima do direito, corre atrás da mentira.
12. Pois eu vou ser uma traça para Efraim; como cárie, vou roer a casa de Judá.
13. Efraim percebeu a sua doença, Judá viu a sua ferida. Efraim foi procurar a Assíria, Judá enviou mensageiros ao grande rei. Mas não é este quem lhes dará saúde, não é ele quem vai curar as feridas de vocês.
14. Pois eu serei um leão para Efraim, um filhote de leão para a casa de Judá. Estraçalho tudo e vou-me embora, carrego minha presa e ninguém vai tirá-la de mim.
15. Vou-me embora, volto para a minha casa, até que reconheçam a sua culpa e venham procurar a minha face. Na hora do aperto, eles vão me procurar.

[Oséias 6]
Oséias 6

DEUS NÃO SE DEIXA ENGANAR
1. Venham, voltemos a Javé: ele nos despedaçou, mas ele nos vai curar; ele nos feriu, mas ele vai atar nossa ferida.
2. Em dois dias ele nos fará reviver, e no terceiro dia nos fará levantar, e passaremos a viver na sua presença.
3. Esforcemo-nos para conhecer a Javé; sua chegada é certa como a aurora, ele virá a nós como a chuva, como o aguaceiro que ensopa a terra.
4. Que farei com você, Efraim? Que farei com você, Judá? O amor de vocês é como a neblina da manhã, como o orvalho que logo cedo se evapora.
5. Por isso eu os castiguei por meio dos profetas e os matei com as palavras da minha boca, e a minha sentença brotou como a luz.
6. Pois eu quero amor e não sacrifícios, conhecimento de Deus mais do que holocaustos.

CORRUPÇÃO DIRIGIDA
7. Em Adam eles violaram a aliança; aí eles me traíram.
8. Galaad é uma cidade de malfeitores, cheia de rastros de sangue.
9. Como bandidos na emboscada, um bando de sacerdotes assassinam pelo caminho de Siquém e cometem horrores.
10. Em Betel também vi coisas horríveis: foi aí que Efraim se prostituiu e Israel se contaminou.
11. Quanto a você, Judá, eu reservo uma colheita, quando eu mudar a sorte do meu povo.

[Oséias 7]
Oséias 7

1. Quando eu estou para curar Israel, aparece a culpa de Efraim e a maldade de Samaria, pois essa gente só pratica a mentira. O ladrão invade a casa, enquanto, do lado de fora, uma quadrilha assalta.
2. E nem lhes passa pela cabeça que eu vou me lembrar de toda a sua maldade. Agora mesmo os rodeiam seus crimes, que estão todos bem diante dos meus olhos.

GOLPES DE ESTADO
3. Com sua maldade, alegram o rei e com suas mentiras divertem os chefes.
4. São todos adúlteros, ardem como forno aceso, quando o padeiro atiça o fogo, depois que amassou o pão e espera que ele cresça.
5. Na festa do nosso rei, os chefes o afogam no calor do vinho e ele se compromete com os rebeldes.
6. A cabeça deles está cheia de tramóias: é como um forno. De noite, sua ira dorme, de manhã ela se incendeia como fogueira.
7. Todos eles ficam acesos como um forno e acabam queimando seus próprios governantes. Foi assim que caíram todos os seus reis e não há ninguém que me invoque.

NOVA FORMA DE IDOLATRIA
8. Efraim se mistura com os povos. Efraim é um bolo que não foi virado.
9. Os estrangeiros acabam com a força dele, e ele nem percebe; seus cabelos brancos vão aumentando, e ele não nota.
10. O orgulho de Israel testemunha contra ele mesmo, e nem assim eles se convertem a Javé, seu Deus; apesar de tudo, não o procuram.
11. Efraim é uma pomba ingênua, sem inteligência: pedem ajuda ao Egito, vão à Assíria.
12. Enquanto forem, atirarei sobre eles a minha rede, e os derrubarei como passarinhos, castigando-os pela sua maldade.

CLAMORES INÚTEIS
13. Ai deles, fugiram de mim! Infelizes, por se revoltarem contra mim! Eu os libertaria, mas eles dizem mentiras contra mim.
14. Eles não clamam por mim de coração, quando gemem nos seus leitos. São devotos de Dagã e Tiros, e se afastam de mim.
15. Fui eu quem lhes renovou as forças, mas eles tramam contra mim.
16. Eles não se voltam para o alto, são como arco frouxo. Seus príncipes morrerão pela espada, por causa do veneno de suas línguas. E isso é motivo de caçoada na terra do Egito.

[Oséias 8]
Oséias 8

JAVÉ É O ÚNICO SENHOR
1. Ponha a trombeta na boca! A desgraça mergulha como águia sobre a casa de Javé. Eles quebraram a minha aliança, rejeitaram a minha lei.
2. Eles gritam: "Deus de Israel, nós te conhecemos!"
3. No entanto, Israel recusou o bem, e o inimigo o perseguirá.
4. Nomearam reis sem o meu consentimento, escolheram príncipes sem eu ficar sabendo; com sua prata e ouro fizeram ídolos para a sua perdição.
5. Eu odeio o seu bezerro, ó Samaria; a minha ira se inflamou contra ele. Até quando vocês serão incapazes de inocência, ó filhos de Israel?
6. Esse bezerro foi fabricado por um escultor; ele não é Deus. O bezerro de Samaria será feito em pedaços.
7. Semeiam ventos, colherão tempestades; talo sem espiga não pode dar farinha e, mesmo se desse, os estrangeiros é que iriam comer.
8. Israel foi devorado. Entre as nações ele agora é objeto sem valor.
9. Quando foram pedir socorro à Assíria, então Efraim, jumento solitário, tentou contratar amantes para si.
10. Mesmo que os contratem dentre as nações, eu agora os reunirei, e eles tremerão sob o peso do rei soberano.
11. Efraim multiplicou seus altares para pecar; só para pecar lhe serviram.
12. Escrevi muitas leis para ele, mas elas foram consideradas como coisa estranha.
13. Ainda que ofereçam sacrifícios e comam a carne, não agradarão a Javé. Ele se lembrará das culpas deles, castigará os seus pecados e os mandará de volta para o Egito.
14. Israel se esqueceu de Deus, seu criador, e passou a construir palácios. Judá, de sua parte, construiu fortalezas. Pois eu porei fogo nas cidades fortificadas e queimarei todos os seus quartéis.

[Oséias 9]
Oséias 9

VOLTA À ESCRAVIDÃO
1. Não se alegre, Israel, não faça festa como os outros povos. Traindo o seu Deus, você agiu como prostituta. Você gostava de receber a paga de prostituta em qualquer terreiro de trigo.
2. Mas o terreiro e o tanque de pisar uvas não vão mais garantir o alimento para eles, e até o próprio vinho lhes faltará.
3. Eles não habitarão mais na terra de Javé; ao contrário, Efraim voltará para o Egito ou comerão coisas impuras na Assíria.
4. Não farão libações de vinho a Javé, nem lhe oferecerão seus sacrifícios. Seu pão será igual ao que servem nos velórios: quem dele come é considerado impuro. Seu pão só servirá para matar a fome, não poderá ser oferecido no Templo de Javé.
5. O que farão vocês nos dias da solenidade, nos dias da festa de Javé?
6. Pois, se vocês escaparem da catástrofe, o Egito os recolherá e Mênfis os há de sepultar. O mato será dono de seus tesouros de prata; os espinhos crescerão em suas tendas.

O MÁXIMO DA CORRUPÇÃO
7. Chegaram os dias do castigo, chegou a hora do acerto de contas! Que Israel fique sabendo! (O profeta é um louco, o homem inspirado é um maluco). Tudo por causa da grande falta que você cometeu, e pela grave ofensa que você fez.
8. O profeta com seu Deus é a sentinela de Efraim, mas contra o profeta estendem uma armadilha em todos os caminhos e até na casa do seu Deus ele encontra hostilidade.
9. Eles se corromperam profundamente, como nos dias de Gabaá. Deus, porém, lembra da culpa deles e castigará a sua falta.

INFIDELIDADE EM BAAL FEGOR
10. Encontrei Israel como uva no deserto, descobri seus pais como figos temporões, mas eles foram até Baal Fegor, se consagraram à Vergonha e se tornaram nojentos como a coisa de que gostavam.
11. A honra de Efraim voará como pássaro, sem nascimento, sem gravidez, sem concepção.
12. Ainda que criem filhos, eu os deixarei sem descendência. Ai deles, quando eu os abandonar!
13. Eu vi que Efraim fez de seus filhos uma caça em lugares verdejantes. Mas Efraim entregará seus filhos ao carrasco.
14. Dá-lhes, Javé. O que darás? Dá-lhes ventres murchos e peitos secos.

INFIDELIDADE EM GUILGAL
15. Toda a maldade apareceu em Guilgal. Foi aí que comecei a detestá-los. Pela maldade que eles colocam em tudo o que fazem, eu os expulsarei de minha casa. Não vou manifestar-lhes o meu carinho, pois seus chefes são todos desobedientes.
16. Efraim está ferido, suas raízes já secaram; não dará mais frutos. E, mesmo que ainda venham a ter filhos, eu farei morrer o querido fruto do seu ventre.
17. Meu Deus vai rejeitá-los, porque eles não lhe obedeceram; andarão errantes entre as nações.

[Oséias 10]
Oséias 10

PROSPERIDADE E DUPLICIDADE
1. Israel era uma parreira exuberante que produzia uvas com fartura. Quanto mais frutos produzia, mais multiplicava seus altares; quanto mais rico se tornava o país, mais enriqueciam os monumentos pagãos.
2. O coração deles está dividido. Mas, agora, eles vão pagar: o próprio Deus derrubará seus altares e arrasará seus monumentos pagãos.
3. Então eles vão dizer: "Nós não temos um rei, porque não tememos a Javé. Mesmo que tivéssemos um rei, o que ele poderia fazer por nós?"
4. Fazem discursos, falsas promessas, assinam acordos e, enquanto isso, crescem os processos como erva venenosa nos sulcos dos campos.
5. Os moradores de Samaria tremem por causa do bezerro de Bet-Áven. O povo e o sacerdote fazem luto por seu deus; e se lamentam porque sua honra foi para o exílio.
6. Sua honra será levada para a Assíria, com tributo ao grande rei. Efraim terá vergonha e Israel se envergonhará de seu plano.
7. Samaria desaparece com seu rei, como graveto arrastado pela água.
8. Serão destruídos os lugares altos da idolatria, o pecado de Israel. Espinhos e mato crescerão sobre seus altares. Então eles gritarão às montanhas: "Cubram-nos"; e às colinas: "Caiam sobre nós".

O CRIME DE GABAÁ
9. Desde os dias de Gabaá você pecou, Israel, e aí permaneceu. Você pensa que a guerra contra os filhos da injustiça não os atingirá em Gabaá?
10. Eu mesmo vou castigá-los. Os povos se unirão em guerra contra eles para cobrar-lhes o enorme pecado.

SEMEIEM CONFORME A JUSTIÇA
11. Efraim é uma novilha mansa, que gosta de bater o trigo no terreiro, mas eu farei a canga pesar sobre o seu belo pescoço. Atrelarei Efraim para lavrar e Jacó para gradear a terra.
12. Semeiem conforme a justiça e colham o fruto do amor. Cultivem um campo novo, porque é tempo de procurar a Javé, até que ele venha e faça chover sobre vocês a justiça.
13. Vocês cultivaram a impiedade e por isso colheram a injustiça e comeram o fruto da mentira. Porque você confiou em seus carros e na multidão de seus guerreiros,
14. um clamor de guerra se levantará contra suas cidades, e suas fortalezas serão todas destruídas. Como Sálmana arrasou Bet-Arbel, no dia da guerra, em que a mãe foi esmagada por cima dos filhos,
15. assim farei com vocês, ó casa de Israel, por causa da sua imensa maldade. Ao amanhecer, o rei de Israel será totalmente destruído.

[Oséias 11]
Oséias 11

DEUS É PAI
1. Quando Israel era menino, eu o amei. Do Egito chamei o meu filho;
2. e no entanto, quanto mais eu chamava, mais eles se afastavam de mim: ofereciam sacrifícios aos baais, queimavam incenso aos ídolos.
3. E não há dúvida, fui eu que ensinei Efraim a andar, segurando-o pela mão. Mas eles não perceberam que era eu quem cuidava deles.
4. Eu os atraí com laços de bondade, com cordas de amor. Fazia com eles como quem levanta até seu rosto uma criança; para dar-lhes de comer, eu me abaixava até eles.
5. Voltarão para a terra do Egito, a Assíria será o seu rei, porque não quiseram converter-se.
6. A espada devastará suas cidades, exterminará seus filhos e demolirá suas fortalezas.
7. O meu povo é difícil de se converter: é chamado a olhar para o alto, mas ninguém levanta os olhos.
8. Como poderia eu abandoná-lo, Efraim? Como haveria de entregar você a outros, Israel? Será que eu poderia tratá-lo como a Adama? Eu poderia tratá-lo como a Seboim? O meu coração salta no meu peito, as minhas entranhas se comovem dentro de mim.
9. Não me deixarei levar pelo ardor da minha ira, não vou destruir Efraim. Eu sou Deus, e não um homem. Eu sou o Santo no meio de você, e não um inimigo devastador.
10. Eles seguirão a Javé. E Javé rugirá como um leão. E quando ele rugir, seus filhos virão do Ocidente,
11. lá do Egito; eles virão voando como pássaros; como pombos, eles virão do país da Assíria. Então eu os farei morar nas suas próprias casas - oráculo de Javé.

[Oséias 12]
Oséias 12

PERVERSÃO POLÍTICA E RELIGIOSA
1. Efraim me cerca de mentiras, a casa de Israel me rodeia de falsidades. (Mas Judá ainda está com Deus e é fiel ao Santo).
2. Efraim se alimenta de vento: está o tempo todo procurando os ventos do Oriente e só aumenta a mentira e a violência. Fazem aliança com a Assíria, levam óleo para o Egito.
3. Javé move processo contra Israel, e tratará Jacó conforme a sua conduta, e lhe devolverá conforme suas ações.
4. No ventre da mãe, Jacó superou seu irmão e como adulto lutou com Deus;
5. lutou com o anjo e o venceu; chorou e pediu piedade. Reencontrou Deus em Betel e aí falou com ele.
6. Javé, Deus dos exércitos, seu nome é Javé.
7. Quanto a você, converta-se ao seu Deus. Observe o amor e o direito e coloque sempre a confiança no seu Deus.
8. Canaã tem nas mãos balanças falsas; gosta de tapear.
9. Efraim disse: "Eu sou rico, ajuntei uma fortuna!" Mas nada restará de tudo o que ganhou, por causa da falta que cometeu.
10. Eu sou Javé, seu Deus, desde a terra do Egito. Eu farei você morar novamente em tendas, como nos dias do Encontro.
11. Falarei aos profetas, multiplicarei as visões e, pela boca dos profetas, falarei em parábolas.
12. Se Galaad é uma culpa, eles são apenas mentira; em Guilgal sacrificaram touros e por isso seus altares serão transformados em montes de pedras nas baixadas do campo.
13. Jacó fugiu para os campos de Aram, Israel trabalhou por causa de uma mulher; para ganhar uma esposa, ele foi guarda de rebanhos.
14. Por meio de um profeta, Javé tirou Israel do Egito e o protegeu.
15. Efraim irritou Javé amargamente, e seu Senhor descarregará sobre ele o sangue derramado e lhe retribuirá o ultraje.

[Oséias 13]
Oséias 13

IDOLATRIA DE EFRAIM
1. Quando Efraim falava, era um terror, era o príncipe em Israel, mas depois começou a pecar com Baal e decaiu.
2. Apesar disso, continuam pecando, e com sua prata fazem estátuas fundidas, ídolos que eles inventam, todos trabalho de artesãos. Depois dizem: "Ofereçam-lhes sacrifícios", e beijam bezerros.
3. Por isso, eles se tornarão como neblina da manhã, como orvalho que logo cedo se evapora; ou como palha que a gente varre do terreiro ou fumaça que sai pela janela.

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES"
4. Eu sou Javé, o seu Deus, desde a terra do Egito. Você não deve conhecer outro Deus além de mim e nem outro salvador além de mim.
5. Eu conheci você no deserto, em lugares secos.
6. Eu os apascentei e eles se saciaram; ficaram saciados, e seu coração se encheu de orgulho; e, por isso, se esqueceram de mim.
7. Eu serei para eles como leão, e como pantera os espiarei no caminho;
8. vou atacá-los como a ursa da qual roubaram os filhotes, e vou rasgar-lhes o peito, devorando-os como leoa, e as feras vão despedaçá-los.
9. Eu o destruirei, Israel, e quem poderá socorrê-lo?
10. Onde está agora o seu rei, para que possa salvar você, e onde estão os juízes de suas cidades? Você me pediu: "Dá-me um rei e príncipes".
11. Na minha ira eu lhe dei um rei e, no meu furor, eu o retomo.

NÃO HÁ MAIS ESPERANÇA
12. A culpa de Efraim está guardada, seu pecado está conservado.
13. Chegam-lhe as dores do parto, mas o filho é um imbecil: ao chegar a hora de nascer, ele não sai do seio materno.
14. Será que eu devo resgatá-los das garras da mansão dos mortos? Será que eu os redimiria do poder da morte? Onde está, ó morte, a sua praga? Onde está, ó mansão dos mortos, a sua peste? A compaixão foge do meu olhar.
15. Mesmo que Efraim prospere entre seus irmãos, um vento virá do Oriente, um vento de Javé subirá do deserto, para secar sua mina de água e esgotar sua fonte. Ele vem para levar o tesouro e todos os objetos de valor.

[Oséias 14]
Oséias 14

1. Samaria vai pagar, pois revoltou-se contra o seu Deus: cairão sob a espada, os seus filhos serão esmagados e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.

CONVERTAM-SE!
2. Israel, converta-se para Javé, seu Deus, pois você tropeçou na sua própria culpa.
3. Preparem as palavras e convertam-se a Javé. Digam-lhe: "Perdoa toda a nossa culpa, aceita o que é bom, e te ofereceremos o fruto de nossos lábios.
4. Não é a Assíria que nos salvará, não montaremos mais cavalos, jamais chamaremos novamente de nosso Deus a um objeto feito por nossas próprias mãos, pois é em ti, só junto de ti, que o órfão encontra compaixão".
5. Eu vou curar a sua apostasia, vou amá-los de todo o coração, pois a minha ira se apartou deles.
6. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como lírio e estenderá raízes como o cedro do Líbano.
7. Seus galhos crescerão, seu esplendor será como da oliveira e seu perfume será como do cedro do Líbano.
8. Voltarão a sentar-se à minha sombra, farão reviver o trigo, florescerão como videiras e serão famosos como o vinho do Líbano.
9. Efraim, que tenho eu ainda a ver com os ídolos? Sou eu que tenho uma resposta e olho para você. Sou como cipreste frondoso: o fruto de você, é de mim que ele nasce.

PARA ENTENDER O LIVRO
10. Quem é sábio, entenda essas coisas; quem é inteligente que as compreenda, porque os caminhos de Javé são retos; os justos caminham por eles e os maus neles tropeçam.


Bible | Daily Readings | Agbeya | Books | Lyrics | Gallery | Media | Links

https://st-takla.org/Bibles/Portuguese-Bible/01-Antigo-Testamento/33-oseias.html

Short URL (link):
tak.la/jg58p6k